Abrindo clínica própria - Por onde começar?
- Isa Maris Raulino
- 10 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Ser dono do seu tempo, sua agenda e suas regras através de sua própria clínica é o objetivo da maioria dos profissionais médicos que se formam no Brasil. Porém, o excesso de burocracia, aliado a falta de tempo característica da profissão pode assustar e até adiar o alcance deste grande objetivo.

Para iniciarmos esta conversa é importante frisar que abrir uma clínica é abrir uma empresa. Mesmo que você já tenha CNPJ e já preste serviço como Pessoa Jurídica, as coisas irão mudar radicalmente. A empresa tem contas fixas e variáveis, tem estoque que precisa ser controlado, tem funcionários, tem regras que precisarão ser definidas, enfim, inúmeros pequenos problemas começarão a fazer parte da rotina.
O planejamento no papel é o primeiro passo para quem quer abrir o seu negócio, ou a sua clínica. Definir objetivos quanto a localização pretendida, tamanho do imóvel ou sala comercial, e, principalmente, qual o orçamento estará disponível, irão livrar o profissional de muitas “dores de cabeça”.
Feito o planejamento, é hora de ir à luta. Comece procurando pelo ponto ideal, observe as proximidades, o movimento diário, converse com os moradores da região, e pesquise com a prefeitura se aquele local que está escolhendo poderá ter fins comerciais ou não. Se a opção for por aluguel de imóvel, negocie o bastante para que a reforma seja compensada pelo desconto mensal no aluguel, ou que chegue próximo disso.
Geralmente alguma obra se faz necessária, em imóvel ou sala, alugados ou comprados, mesmo que ali já tenha abrigado uma outra clínica anteriormente. Para isso, a sugestão é contratar uma empresa séria, com equipe multidisciplinar e que trabalhe por empreita. Para cada material comprado, faça pelo menos três orçamentos, e você perceberá uma enorme diferença.
Enquanto a obra corre, identidade visual e logomarca, contratação e treinamento de funcionário e compra de móveis e estoque já podem ser adiantados. Lembre-se que quanto antes colocar a clínica em funcionamento, antes começará a tirar lucro dela. Visite a obra pelo menos uma vez ao dia, é importante estar ciente de tudo que está acontecendo ali.
Quando a obra estiver na reta final, é hora de você ir atrás de documentação necessária. Primeiramente, Alvará dos Bombeiros, depois disso, Alvará da Prefeitura e Sanitário, e por ultimo CNES, respeitando esta ordem. Se você ainda não tiver, é importante contratar a uma empresa de contabilidade, que irá lhe auxiliar bastante quanto às questões burocráticas. Busque por um software de qualidade para lhe ajudar a se organizar, e para facilitar o dia dia de sua clínica. Finalizando a obra, contrate uma empresa de limpeza, deixe tudo pronto para fazer a decoração conforme seu gosto.
Planeje a data de inauguração, e converse com a empresa de publicidade que você contratou, qual seria a estratégia de marketing mais acertada para dar o start em seu clínica, lembrando que a estratégia deve respeitar as regras do CRM.
Se todos estes passos te assustam um pouco, sugerimos que você contrate uma empresa especializada em Gestão de Saúde que possa te auxiliar em todos os passos para por a sua clínica funcionando perfeitamente, sem que seja preciso você perder horas e horas do seu dia tomando decisões quanto a coisas que ainda não te trazem retorno financeiro.
Comments